quarta-feira, 26 de março de 2008

Propósito cumprido

Cumprido que está o propósito que deu origem a este "blog", a divulgação da Rota, é tempo de lhe por fim.
Não vamos extingui-lo. Irá manter-se por aqui, para quem quiser ainda tecer algum comentário ou tão simplesmente rever imagens e textos.
Obrigado a todos pela atenção que nos dispensaram e até para o ano, na "X Rota do Contrabando - Ruta del Contrabando!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Outra estatística









quinta-feira, 20 de março de 2008

De onde vieram


Já aqui vos demos conta de onde vieram os Caminheiros portugueses que estiveram na Rota. Vamos agora ver de onde se deslocaram os companheiros de Espanha, que mais uma vez corresponderam à chamada e esgotaram as inscrições disponíveis.

De Espanha - em valores por Ayuntamiento/Diputación (por ordem alfabética):

1 - Alburquerque - Badajoz - 13
2 - Alcantara - Cáceres - 2
3 - Arroyo de la Luz - Cáceres - 4
4 - Cáceres - Cáceres - 24
5 - Cedillo - Cáceres - 43
6 - Miajadas - Cáceres - 1
7 - Romangordo - Cáceres - 1
8 - San Vicente de Alcantara - Badajoz - 11
9 - Valencia de Alncantara - Cáceres - 2
10 - Villanueva de la Serena - Badajoz - 1

- Total - 102 (à chegada a Cedillo)

Como seria de esperar, o maior grupo era proveniente de Cedillo, com Cáceres e Alburquerque nos lugares imediatos. De salientar a presença nesta edição do Presidente da Diputación de Cáceres, Don Juan Andrés Tovar Mena, e a ausência do Alcaíde de Cedillo, Don Antonio Gonzáles Riscado, grande entusiasta e Companheiro de muitas Rotas, em virtude de problemas de saúde de uma familiar, a quem aproveitamos a oportunidade para desejar rápidas melhoras.

quarta-feira, 19 de março de 2008

De onde vieram


Terminada que está a análise estatística da Rota, podemos já deixar-vos aqui alguns dados curiosos, nomeadamente de onde vieram os Caminheiros. Em próximas postagens vos daremos conta de mais informação.


De Portugal, em valores por Concelho (por ordem alfabética):
- Almada - 1
- Castelo Branco - 16
- Castelo de Vide - 3
- Covilhã - 11
- Elvas - 1
- Fafe - 9
- Fundão - 8
- Gavião - 2
- Leiria - 2
- Lisboa - 7
- Marinha Grande - 1
- Montijo - 1
- Nisa - 49
- Portalegre - 19
- Sintra - 2
- Vila Franca de Xira - 2
- Vagos - 1

- Total - 135 (à chegada a Cedillo)

Grande predominância, natural, dos naturais do Concelho de Nisa, com uma grande participação, uma vez mais, dos Companheiros de Castelo Branco. A Beira esteve aliás muito bem representada, pois para além dos Companheiros de Castelo Branco, tivemos também gente da Covilhã e do Fundão. Destaques para a razoável comitiva de Portalegre e, muito particularmente, para a comitiva da CERCIFAF, de Fafe, um grupo muito especial, que já na anterior edição nos deu o prazer da sua companhia, companheiros a quem os mistérios da genética não despojaram da vontade de viver e da alegria. E fica aqui a promessa: para o próximo ano não se vão embora sem tocar os bombos!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

As Fotos

domingo, 16 de março de 2008

Primeiro balanço

Em jeito de primeiro balanço, e uma vez mais, o saldo da Rota é francamente positivo e resume-se numa única palavra: sucesso!
As condições metereológicas mantiveram-se dentro das previsões, com um dia de sol e vento fraco, a proporcionar boas condições para caminhar, os horários foram cumpridos com grande precisão, o Secretariado revelou-se rápido e eficaz, a travessia do Rio Sever, nosso maior problema logístico, decorreu a bom ritmo e sem incidentes.
O apoio no terreno funcionou também muito bem, com os monitores e as diversas viaturas de apoio sempre muito próximas dos Caminheiros e com a viatura da Protecção Civil a responder de pronto na única situação em que foi solicitada (um pequeno incidente sem consequências, resultante do desencontro dos elementos de um pequeno grupo).
A animação na chegada a Cedillo e o Almoço/Convívio que se lhe seguiu foi também do agrado da esmagadora maioria dos Caminheiros, de quem fomos ouvindo, ao longo de todo o percurso, palavras de parabéns e encorajamento.
Estamos neste momento a processar as fichas de inscrição e o pequeno inquérito que fornecemos aos Caminheiros (importante ferramenta de análise, pelo que pedimos a quem não entregou o inquérito em Cedillo que nos faça chegar o mesmo), de modo a termos, em breve, dados estatísticos que nos permitam uma apreciação mais pormenorizada do impacto da Rota e dos procedimentos a seguir em futuras edições. Dessa análise vos daremos aqui conta, logo que possível.

sexta-feira, 14 de março de 2008

A Rota na TSF

A TSF, em parceria com a revista Evasões, abre um espaço dedicado à ocupação dos tempos livres, ao lazer, ao golfe, ao turismo ambiental, ao património histórico, à gastronomia, etc... De segunda a sábado, há sempre uma nova proposta para ouvir a cada dia.

E hoje foi a vez da Rota, num excelente trabalho da autoria do jornalista Paulo Farinha.

Feche os olhos, saboreie as palavras, sinta-lhes o gosto e o aroma, a emoção. Ouça e encante-se.




Últimas notas

É já amanhã que decorre a "IX ROTA DO CONTRABANDO - RUTA DEL CONTRABANDO".
Tudo está preparado para receber os Caminheiros: os transportes estão confirmados, os elementos da organização conhecem em detalhe as respectivas tarefas e estão equipados, a sinalética está no local, os reabastecimentos estão prontos e já foram carregados nas viaturas de apoio.
A previsão do tempo aponta para céu geralmente limpo, com períodos de céu nublado, ventos moderados de Oeste e com a temperatura máxima a rondar os 17º.

Inscrições Encerradas

Correspondendo aquilo que era esperado, foi atingido o número limite de inscrições estipulado para esta edição da Rota: 250 (150 em Portugal e 100 em Espanha).
Até Sábado

terça-feira, 11 de março de 2008

Mapa da Rota




O mapa da Rota, pronto há alguns dias, está já impresso e pronto para distribuição, juntamente com o folheto informativo. Com um aspecto gráfico simplificado, de modo a facilitar a leitura mesmo aos menos habituados à interpretação de mapas, contém ainda assim toda a informação essencial para o entendimento da Rota.
Inserido no mapa está também o respectivo Perfil Altimétrico, onde é facilmente perceptível a acentuada descida para a Fonte da Bica, onde atravessaremos o Rio Sever, e a também acentuada subida, desde La Sevillana até La Regañada.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Boletim Metereológico


As previsões para Sábado, dia 15 de Março, são de céu pouco nublado. A temperatura mínima deverá rondar os 14º, enquanto que a máxima se deverá situar nos 23º. O vento deverá ser calmo, rondando os 4km/h, predominantemente de NNE. O índice UV será moderado (4). O sol nasce às 06h41 e o ocaso ocorre às 18h38.
Ou seja, teremos um dia em que a temperatura prevista aconselha a que os Caminheiros não descurem uma boa reserva de água nem dispensem um boné ou chapéu. Tendo em consideração o índice UV, moderado, mas dado o número de horas de exposição solar que os Caminheiros terão de suportar, aconselhamos também o uso de protector solar.




Inscrições próximas do limite!

Correspondendo aquilo que era esperado, está quase atingido o número limite de inscrições estipulado para esta edição da Rota: 250 (150 em Portugal e 100 em Espanha).
Se ainda pretende inscrever-se não se demore, pois a qualquer momento o limite poderá ser atingido e a sua inscrição terá que ser recusada!

quinta-feira, 6 de março de 2008

AVISO - CORTE DE ESTRADAS

CORTE DE ESTRADAS
SÁBADO DIA 15 DE MARÇO(entre as 9h00 e as 13h30)

- EN 359-3 (NISA / MONTALVÃO)
- CM 1005 (CRUZAMENTO EN 359-3 / PÉ DA SERRA)
- EM 526 (PÉ DA SERRA / NISA)

No próximo dia 15 de Março (Sábado) irá decorrer nestas estradas mais uma edição do "Rally Portas de Ródão". Por esta razão, as mesmas estarão encerradas ao trânsito normal desde as 9h00m até às 13h30m.
Apesar deste horário não coincidir com o horário previsto para a Rota, aqui fica o aviso a todos os participantes da mesma.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mensagem da Vereadora Fátima Moura


A Vereadora da Câmara Municpal de Nisa, Dra. Fátima Moura, que detém os Pelouros, entre outros, da Cultura, do Associativismo e Desporto e Tempos Livres, ela própria Companheira de muitos quilómetros, e na ausência da Sra. Presidente, Engª Gabriela Tsukamoto, a quem aproveitamos para desejar um rápido restabelecimento, teve a amabilidade de nos enviar a seguinte mensagem:

"IX Rota do Contrabando - 9 Anos de Emoções e Experiências Vividas.

A Rota do Contrabando não é só mais um percurso. É mais do que isso…
É também uma Rota de Emoções. Das emoções que atravessam o rio e as barreiras, que outrora homens e mulheres trilhavam como forma de sobrevivência, colocando em risco a própria vida.
Uma Rota de Experiências.
Aos que repetem o percurso mas que renovam a experiência. E aos que pela primeira vez percorrem os trilhos da memória, certos de que a Rota os marcará para sempre.
A Rota do Contrabando não é mais do que a experiência de uma vida. As dificuldades superam-se pelo companheirismo, e mesmo a subida mais íngreme é esquecida pela forma como o Sever corre por entre os vales e pela vista grandiosa que se alcança uma vez chegados ao topo desta natureza singular.
A Rota já está traçada. Falta o essencial: você!

P.S.: De facto, a Rota do Contrabando fica-nos na memória e por vezes…também nos pés!

A todos, uma boa Rota!"

Inscrições a bom ritmo

Decorridos que estão apenas 15 dias sobre a data de início das inscrições, é com agrado que registamos que as mesmas estão a decorrer a bom ritmo.
Tanto na Sede da "INIJOVEM" como no "Ayuntamiento de Cedillo" estão já confirmadas boa parte das inscrições disponíveis, que, voltamos a lembrar, são limitadas e decorrem apenas até dia 12 de Março.
Por isso, se pretende inscrever-se, não se atrase!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Recomendações para uma boa marcha

Para caminhar é necessário que o equipamento seja confortável. Em função de algumas variáveis (condições climatéricas, distância e duração dos percursos, etc), cada Caminheiro deve fazer-se acompanhar de equipamento adequado.

Equipamento obrigatório:

Calçado - é a peça fundamental para bem andar a pé. As botas devem ser cómodas, com boa aderência em todos os tipos de piso, leves, maleáveis, resistentes, confortáveis, impermeáveis (em Gore-Tex(R), Simpatex(R), Nobuck ou em pele ensebada) e devem proteger o tornozelo; o tamanho deverá ser ligeiramente maior do que o usado normalmente, uma vez que os pés vão inchando ao longo do percurso.
Roupa - com calor, a roupa deve ser leve, fresca e de cores claras, usar sempre cobertura para a cabeça (chapéu ou boné) e uns óculos de sol; com frio, deve-se usar roupa quente em lã (mantém o calor, mesmo molhada) ou fibra polar (mais leve, mais resistente à abrasão, mais transpirável e maior manutenção do calor), gorro e luvas; com vento forte e/ou chuva, deve usar-se um impermeável leve e transpirável, blusão, calças e polainas; evite as peças em algodão: depois de humedecidas secam com muita dificuldade;
Calças - mesmo em épocas de calor, são aconselháveis calças desportivas ou fato de treino devido à densa vegetação que ladeia muitos dos percursos. Se pretender, pode levar uns calções por baixo das calças e tirá-las se tiver calor e a vegetação o permitir;
Meias - usar peúgas macias, sem costuras. Estas devem ser grossas ("padded hiking socks") ou, na sua falta, dois pares de meias normais.
Mochila - é fundamental levar uma pequena mochila, adequada à duração do percurso, anatómicamente correcta e com correias de fixação no peito e cintura, que deve conter: cantil ou garrafa com água, alimentação (sandes, sumos, chocolates, fruta), sacos para o lixo, protector solar e bâton protector, lanterna, binóculos, máquina fotográfica, rolos e pilhas, kit de primeiros socorros, bússola, mapas e roteiros e uma muda de roupa. A quantidade deste equipamento depende da duração do percurso.

Equipamento opcional:

Bastões - têm vantagens sobre o tradicional bordão de Caminheiro: são construídos em materiais leves e resistentes e a maioria dos modelos são retracteis. Use sempre 2 bastões e não apenas 1. A utilização de bastões diminui em cerca de 30% a carga exercida sobre os membros inferiores (particularmente sobre os joelhos, o ponto mais delicado) e aumenta a velocidade da marcha em cerca de 10%, permitindo também exercitar a parte superior do corpo (o movimento dos braços amplifica e regulariza a actividade respiratória) e ajudando no equilíbrio, sobretudo nas descidas.
.

Pedestrianismo e Normas de Conduta

Situado entre o desporto e o turismo, o Pedestrianismo estabelece habitualmente as suas rotas tendo em conta interesses paisagísticos, culturais ou históricos. O Caminheiro procura, acima de tudo, conteúdos, emoções, melhorar o seu conhecimento do meio-ambiente. As palavras «pressa» ou «competitividade» não se encontram no seu vocabulário.
A grande vantagem de caminhar na natureza é a sensação de liberdade e bem-estar que o campo proporciona, aliado ao facto de o ar ser mais puro e fresco do que na cidade. Depois há sempre a possibilidade de conhecer sítios e pessoas novas. Resumindo, pode-se dizer que o objectivo do Pedestrianismo é o contacto íntimo com a natureza e o relaxamento que esse contacto provoca, principalmente nas pessoas habituadas ao "stress" das grandes cidades.
Caminhar na natureza é fácil além de agradável. No entanto, existem algumas normas de conduta a observar e cuidados especiais que se devem ter quando nos deslocamos pela natureza, quer seja em montanha ou no campo.

Aqui ficam alguns conselhos:

- Siga as instruções dos Guias, mantendo o ritmo da marcha marcado por estes;
- Cuidado com o gado. Embora manso não gosta da aproximação de estranhos;
- Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;
- Observe a fauna à distância preferencialmente com binóculos;
- Não danifique a flora. Ela é parte integrante da natureza e como tal deve ser preservada;
- Não abandone o lixo: leve-o até um local onde haja serviço de recolha;
- Feche as cancelas e portelos que abrir;
- Respeite a propriedade privada;
- Não faça lume;
- Não colha amostras de plantas ou rochas;
- Seja afável com os habitantes locais, esclarecendo-os quanto à actividade em curso.

.

fonte: http://pedestrianismo.web.simplesnet.pt

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cartaz da Rota já está na rua


O cartaz da Rota começou já a ser distribuído.
Numa era em que a divulgação de eventos é preferencialmente feita por intermédio das novas tecnologias, o cartaz continua a ser o tradicional meio de divulgação de todas as nossas actividades, nomeadamente a nível local e regional.
Num evento com as características da Rota, que vive apenas do trabalho voluntário dos sócios e amigos da INIJOVEM, e cujos custos são em grande parte suportados por patrocinadores, quase sempre da terra, importa dar aos mesmos algum retorno publicitário, o que procuramos fazer, através de todos os meios ao nosso dispor.
Do mesmo modo, é também um meio de demonstrar o nosso reconhecimento e agradecimento, não apenas às empresas que nos apoiam financeiramente, mas também a todas as instituições, públicas ou privadas, que nos concedem o seu apoio e que connosco colaboram.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Protecção Civil de Nisa apoia a Rota


O Gabinete de Protecção Civil da Câmara Municipal de Nisa apoia pela primeira vez a Rota do Contrabando. Este apoio foi estabelecido durante a preparação da rota, através do desenvolvimento de trabalhos conjuntos com a INIJOVEM, no decurso da fase de prospecção e reconhecimento do percurso. No dia do evento, o Gabinete de Protecção Civil participará, de forma preventiva, na Rota do Contrabando, através da participação dos dois técnicos deste Gabinete, que se deslocarão numa viatura TT 4X4, fazendo o acompanhamento dos caminheiros durante o percurso e prestando o apoio necessário, nomeadamente, através de assistência e abastecimento aos participantes.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Doentes, Idosos e Pedestrianismo

Terá certamente reparado que, nas Fichas de Inscrição da Rota, existe um campo onde se pede que os Caminheiros mencionem se sofrem de alguma doença e qual a medicação que estão a tomar. Não se trata de um capricho: se soubermos da existência de problemas poderemos prevenir a ocorrência de incidentes, e, mais importante ainda, evitar que ocorram acidentes.
São cada vez mais numerosos os doentes crónicos no Pedestrianismo. Do mesmo modo, a percentagem de Companheiros idosos (até pela evolução da nossa pirâmide populacional) tem vindo a aumentar gradualmente.
Esta situação inquieta legitimamente os Monitores e Guias de Pedestrianismo e os organizadores de eventos nesta área: ninguém quer que, na sua Caminhada, no seu "turno", aconteça algum de desagradável.
A nossa primeira preocupação é a segurança do grupo. Apenas depois vem a necessidade de proporcionar aos Caminheiros novas emoções e novos desafios.
Por princípio, nada impede que alguém, independentemente da idade, e depois de consultar o seu médico, com problemas cardíacos, com diabetes, com alergias, com deficiências motoras ou outras, possa usufruir dos benefícios do Pedestrianismo.
Por isso, se pretende juntar-se a nós na "IX ROTA DO CONTRABANDO-RUTA DEL CONTRABANDO", e tem um problema de saúde crónico faça-o! Mas siga os nossos conselhos:
.
1 - Consulte o seu médico;
2 - Mencione na Ficha de Inscrição se sofre de alguma doença, se é alérgico a algo e a medicação que está a tomar;
3 - Transporte consigo a sua medicação pessoal;
4 - Durante a Rota, logo que se sinta em dificuldades, comunique-o ao Monitor mais próximo. Encontrará vários Monitores, devidamente identificados, distribuídos ao longo do grupo.
.
Para sua segurança, seremos sempre acompanhados, à distância possível, por uma Ambulância, por diversas viaturas todo-o-terreno e por alguns Socorristas no terreno, devidamente identificados e inseridos no grupo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Mensagem do Alcaíde - Mensaje del Alcalde de Cedillo



O Alcaíde de Cedillo, D. Antonio Gonzáles Riscado, teve a amabilidade de nos enviar a seguinte mensagem:


"La Ruta del Contrabando es un espacio de convivencia entre españoles y portugueses, donde las fronteras desaparecen y las personas nos convertimos en ciudadanos del mundo.
Amar y respetar estas tierrras se convierte en calidad de vida y futuro para nuestros hijos y los hijos de nuestros hijos."

"A Rota do Contrabando é um espaço de convivência entre espanhóis e portugueses, onde as fronteiras desaparecem e as pessoas se convertem em cidadãos do mundo.
Amar e respeitar estas terras converte-se em qualidade de vida e futuro, para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos."
.
Antonio Gonzaléz Riscado
.
Cedillo, 19 de Marzo del 2008.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ECOMARCHÈ de Nisa patrocina a Rota


O "Ecomarché" de Nisa patrocina a Rota.
Dando continuidade à longa colaboração entre a INIJOVEM e o ECOMARCHÉ DE Nisa, foi já assegurado o apoio desta Empresa à edição deste ano.
O "Ecomarché", do Grupo Mosqueteiros, está implantado em Nisa desde 30 de Abril de 1996, sob Gerência de Paulo Jorge Ferreira.
Tendo começado com uma área comercial de 512m2 e 14 funcionários, tem neste momento uma área comercial de 830m2 e 30 funcionários, sendo a maior superfície comercial do Concelho de Nisa e um dos seus maiores empregadores.
Esta empresa, que aposta na qualidade dos produtos, nos preços e na simpatia do atendimento, conquistou já a preferência da população do concelho de Nisa e dos concelhos vizinhos, bem como clientes da nossa vizinha Espanha, nomeadamente de Cedillo, onde são presença assídua aos sábados.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

GEO.PARK NATURTEJO "vende" a Rota



O GEO.PARK NATURTEJO está a promover a Rota como produto turístico, num pacote que inclui alojamento e participação no evento. Esta promoção permitirá que a informação sobre a Rota chegue a cerca de 8.000 novos contactos.
Nascida do espírito de união e da partilha de objectivos, a Naturtejo é a entidade que promove o turismo na região integrada pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Da Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, este é um território de elevado potencial turístico e com inúmeros factores de atracção.
Por ser uma região vasta mas homogénea, a Naturtejo oferece uma grande variedade de produtos turísticos, tendo como mais-valia comum a natureza e as excelentes infra-estruturas. Tudo para satisfazer as necessidades e exigências de todo o tipo de visitantes.
Gozando de uma excelente localização e acessos, a Naturtejo abre-lhe os horizontes e oferece-lhe mais de 5000 Km 2 de terra para descobrir. Apure todos os seus sentidos e deixe-se surpreender. Veja o que esta região tem para lhe mostrar, ouça o que as gentes têm para contar, sinta as marcas que o tempo foi deixando, delicie-se com os aromas que se desprendem da paisagem e saboreie cada momento como se tivesse todo o tempo do mundo.

Veja aqui o que o GEO.PARK NATURTEJO lhe propõe.

Inscrições da Rota já estão abertas

Inscrições Abertas

Ficha de Inscrição

Autorização de Menores

Informações Úteis



Relembramos que o número de inscrições é limitado a 250 pessoas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DAS 24:00

AS INSCRIÇÕES PARA A
"IX ROTA DO CONTRABANDO/RUTA DEL CONTRABANDO"
ESTARÃO ABERTAS A PARTIR DAS 24H00
Relembramos que o número de inscrições é limitado a 250 pessoas

Bombeiros Voluntários de Nisa apoiam a Rota


Os Bombeiros Voluntários de Nisa apoiam, mais uma vez, a Rota.
A exemplo de tantas outras vezes no passado, em tantas outras actividades, contaremos, mais uma vez este ano, com a presença de uma ambulância dos Bombeiros ao longo da Rota, bem como com a presença de elementos desta Corporação, Socorristas, a acompanhar a pé os Caminheiros, prontos para qualquer eventualidade.

"Terra de Jans" patrocina a Rota

A empresa "Terra de Jans" patrocina a Rota.
Sediada em Amieira do Tejo, Concelho de Nisa, propriedade de dois jovens e empreendedores empresários Amieirenses, os irmãos Rogério Dias e Hélder Dias, a "Terra de Jans" encarrega-se de todos os trabalhos de terraplanagem, agrícolas e de sivilcultura, bem como da prevenção e combate a incêndios, âmbito em que se tem destacado.
Para entrar em contacto com a "Terra de Jans":
Rua da Barca, 19 - 6050-115 AMIEIRA DO TEJO
Telefone: 245 457 138 - Telemóveis: 939 190 236 * 919 384 179

Jornal de Nisa colabora com a Rota


O "Jornal de Nisa" colabora na divulgação da Rota.
Desde sempre, contou a INIJOVEM com a disponibilidade do "Jornal de Nisa" e do o seu Director/Fundador, Mário Mendes, para a divulgação e apoio das diversas actividades que ao longo dos anos foi realizando.
E este ano o jornal está de parabéns: é verdade, o "Jornal de Nisa" completou 10 anos de existência no passado mês de Janeiro. 10 anos a divulgar o Concelho, o seu património, as suas gentes, os seus "casos", fazendo juz ao seu mote: Jornal Regionalista e Independente.
Para assinalar a efeméride o "Jornal de Nisa" está a organizar uma exposição que estará patente ao público na Biblioteca Municipal de Nisa, até final de Fevereiro e a que foi dado o nome de "Rostos das Corte das Areias".
São mais de 50 fotos que representam uma pequena parcela do acervo fotográfico obtido nestes 10 anos de vida do Jornal de Nisa.
O convite fica aqui: passe pela Biblioteca Municipal e visite a exposição!
E não deixe de visitar a edição "online" aqui!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Site Não Oficial do Concelho de Nisa colabora com a Rota

O "Site não Oficial do Concelho de Nisa" colabora na divulgação da Rota.
Esta página, que está "online" desde Agosto de 2002, divulgando o Concelho de Nisa e as suas gentes por esse mundo fora, é da autoria do Nisense António Miranda, que viu já reconhecido o seu excelente trabalho em prol da comunidade pela autarquia de Nisa, com uma homenagem no dia 25 de Abril de 2007.
De referir ainda que António Miranda é o "webmaster" da página "online" da INIJOVEM, trabalho que sempre desenvolveu a título gracioso e com grande disponibilidade.
Faça uma visita à sua página.

"Residencial São Luis" patrocina a Rota


A "Residencial São Luís", unidade hoteleira sediada em Nisa, patrocina a Rota, com a oferta de alojamento aos elementos da Imprensa e Entidades convidadas, e preços especiais para todos os Caminheiros que pretendam pernoitar em Nisa no fim de semana da realização do Evento.

A "Residencial São Luís" dispõem de 16 quartos, todos com WC privativo, Televisão, Ar Condicionado e Aquecimento.
Mais informações aqui.

Ayuntamiento de Cedillo apoia a Rota

O Ayuntamiento de Cedillo, na pessoa do seu Alcalde, Don Antonio Riscado, e após reunião havida ontem com elementos da Organização, garantiu já o seu apoio à Rota.
É com grande prazer que registamos, e aqui damos a conhecer, a excelente colaboração que ao longo dos anos tem havido entre o Ayuntamiento de Cedillo e a INIJOVEM, que conduziu a uma cada vez maior participação de Senderistas (Caminheiros) Espanhóis na Rota.
Nesta edição da Rota ficou já acordado com D. Antonio todo o apoio que lhe foi solicitado, nomeadamente a oferta do almoço aos Caminheiros e elementos da Organização e Animação, bem como a oferta de lembranças aos Caminheiros, Imprensa e Entidades convidadas, e ainda a cedência de transportes e barcos para a travessia do Rio Sever.
De referir ainda que a recolha de todas as inscrições de cidadãos Espanhóis são feitas através do Ayuntamiento, que depois, em data já acordada, nos farão chegar as mesmas.

Câmara Municipal de Nisa apoia a Rota

A Câmara Municipal de Nisa, na pessoa da sua Presidente, Engª. Gabriela Tsukamoto, garantiu já o seu apoio à Rota.
Desde a criação da INIJOVEM que a Câmara Municipal de Nisa, e em particular a sua Presidente, no âmbito do apoio ao associativismo no Concelho e não só, tem prestado o seu apoio a todo o tipo de iniciativas desta Associação.
Mais uma vez se verifica esse apoio este ano e neste evento, nomeadamente com a cedência de transportes e viaturas Todo-o-Terreno, e respectivos motoristas, fundamentais para o sucesso da iniciativa, bem como com a oferta de lembranças para os Caminheiros, Imprensa e Entidades convidadas.

Animação a cargo dos "Domingos e Dias Santos"

Desde a sua criação, este Agrupamento Musical Nisense tem prestado a sua colaboração na animação de eventos organizados pela INIJOVEM. Este ano, será a sua primeira participação na Rota, e estará a seu cargo a recepção aos caminheiros no Centro Cultural "El Casón" e a animação durante o almoço, que se prolongará pela tarde dentro, enquanto houver caminheiros... com pernas para dançar.
Este grupo, constituido por quatro amigos, foi criado em 2007 e toca Música Popular Portuguesa, Fados, Folclore, mas também alguns temas de origem Brasileira também de raiz popular, nomeadamente Forró e Baladas Nordestinas.
Nas palavras dos próprios, "pelo andar da carruagem e com a catrefada de contratações, daqui a mais 30 anos estamos a tocar (de muletas) no concerto dos 50 anos do Mickael Carreira no Olympia de Paris!"
Se precisa de uma animação para Aniversários, Baptizados, Convívios Gastronómicos, Provas de Vinho, Despedidas de Solteira, obtenha mais informações aqui.

"Bombos de Nisa" animam a Rota


Na sequência da estreita colaboração, entre a INIJOVEM e os "BOMBOS DE NISA", existente desde a criação destes, e a exemplo das duas últimas edições da Rota, mais uma vez caberá a este grupo Nisense a animação e recepção dos caminheiros à chegada a Cedillo, na Calle de la Plaza, e na arruada que se seguirá, até ao Centro Cultural "El Casón", onde termina a travessia.
Os "Bombos de Nisa" são um grupo fundado em 2006, que tem em comum o gosto pelo toque dos bombos tradicionais e pretende preservar a música, os costumes e as tradições e raízes das gentes do interior do País. Trata-se de um grupo constituido por 30 elementos, todos eles naturais de Nisa, que, com esforço e dedicação, vêm aperfeiçoando a arte do toque, bem como da manufactura artesanal dos bombos de pele de cabra.
Saiba mais sobre os "Bombos de Nisa" aqui.

Terceiro e último reconhecimento


Teve ontem lugar o terceiro e último reconhecimento dos trilhos da "IX ROTA DO CONTRABANDO/RUTA DEL CONTRABANDO". Contando mais uma vez com a inestimável colaboração e paciência do Fernando da Salavessa, foi-nos desta vez possível efectuar a totalidade do percurso previsto. Do lado Espanhol, aguardava-nos o Alcaíde de Cedillo, Don Antonio Riscado, para "acertarmos agulhas" acerca do local exacto de desembarque e dos trilhos a utilizar em Espanha.
O local da travessia, na Fonte da Bica, entre as azenhas do Artur e do Mendes, é de uma rara e agreste beleza. A subida após o desembarque, primeiro em trilho de pé posto e depois ao longo de um aceiro largo, é algo acentuada e prolongada, mas nada que um par de pernas em forma não vença sem dificuldade de maior.

E a paisagem que se avista logo que se atinge o planalto, na Regañada, compensam o esforço.
Em Espanha proseguiremos ao longo do Camino de La Loma, até atingirmos o Camino del Molino de Enmedio, passando por alguns dos Senderos (Percursos Pedestres) existentes nesta região.
O término da travessia será no Centro Cultural Él Cáson, onde será servido o almoço e onde decorrerá a animação a cargo dos "Bombos de Nisa" e do Agrupamento Musical "Domingos e Dias Santos".

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Como chegar: por Sul (IP2)

Siga pelo IP2 até à saída para Alpalhão/Nisa. Na rotunda do Nó de Acesso saia na 1ª saída. Siga pela EN18 até à rotunda próxima do centro de Alpalhão e saia na 2ª saída. Atravesse Alpalhão e prossiga pela EN18 até Nisa. Em Nisa, siga pela Rua 25 de Abril, até ao Largo Heliodoro Salgado. À entrada deste largo vire à direita, siga pela R. Dr. Sidónio Pais até à rotunda da Devesa e saia na 2ª saida, pela EN359-3. Prossiga por 16 Km, até à rotunda à entrada de Montalvão. Saia na 3ª saída e suba em direcção à Igreja Matriz e Castelo, onde deve virar à esquerda e descer a rua até à Praça de Touros.
.
À entrada de Montalvão encontrará cartazes e sinalética do evento.
.
Veja o mapa aqui.


Como chegar: por Oeste (A23)

Siga pela A23 até à saída 15. Siga pelo IP2 e atravesse o Rio Tejo na Barragem do Fratel. Prossiga pelo IP2 por mais 6,5 Km e saia para Arez/Nisa, pela EN364. Atravesse Arez e prossiga para Nisa. Em Nisa, siga pela Rua Visconde Vale de Sobreira até à rotunda, onde deverá sair na primeira saída, seguindo pela Praça da República até ao Largo Heliodoro Salgado. À entrada deste largo vire à esquerda, R. Dr. Sidónio Pais até à rotunda da Devesa e saia na 2ª saida, pela EN359-3. Prossiga por 18 Km, até à rotunda à entrada de Montalvão. Saia na 3ª saída e suba em direcção à Igreja Matriz e Castelo, onde deve virar à esquerda e descer a rua até à Praça de Touros.
.
Á entrada de Montalvão encontrará cartazes e sinalética do evento.
.
Veja o mapa
aqui.

Como chegar por Norte/Leste (A23)

Siga pela A23 até à saída 19, para Vila Velha de Rodão e Nisa. Entre na EN241 e na rotunda saia pela 3ª saída para a EN 18. Ao chegar à rotunda à entrada de Vila Velha de Rodão, saia pela 1ª saída em direcção à ponte sobre o Rio Tejo. Após a ponte, prossiga pela EN18 por mais 8,250mts e saia para Pé da Serra, pela EM352. Atravesse a Vinagra. e após 5,250mts, em Pé da Serra, saia à direita, ainda pela EM352, e prossiga por mais 7,800mts, até atingir a EN359-3. Vire à esquerda e prossiga por mais 6,100mts, até à rotunda à entrada de Montalvão. Saia na 3ª saída e suba em direcção à Igreja Matriz e Castelo, onde deve virar à esquerda e descer a rua até à Praça de Touros.
.
À entrada de Montalvão encontrará cartazes e sinalética do evento.
.
Veja o mapa aqui.

Como llegar: por Cedillo (Caceres)

Saliendo de Cedillo (Cáceres), siga por la EX-374 hasta la frontera, en el Embalse de Cedillo. Siga después por la carretera EN359-3. Al km 7,250, vuelva a la derecha y siga por más 450mts hasta la Plaza de Toros.
.
Al llegar a Montalvão encontrará carteleria y señalizacíon del evento.
.
Vea el mapa
aqui.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Segundo reconhecimento

Quem porfia sempre alcança. Hoje voltamos à carga, em busca de um trilho que nos levasse do enlace com a PR7 até ao Rio Sever.
Com o tempo a ajudar e a preciosa ajuda de alguém que conhece o rio como a palma das mãos, o Fernando da Salavessa, pescador de muitos anos e nosso barqueiro de eleição, seja em reconhecimentos, seja nas diversas travessias ao longo de muitas Rotas do Contrabando que ao correr dos anos fomos realizando, logramos atingir a nossa meta.
Ao invés do previsto, a travessia realizar-se-à este ano na Fonte da Bica e não na Azenha da Maria Neta, como inicialmente tínhamos referido.
Trata-se de um local habitualmente frequentado por pescadores, onde não poderiam faltar mesa e bancos (que isto de pescadores e petiscos costumam andar de mãos dadas), de fácil acesso, e onde o embarque e desembarque dos Pedestrianistas pode ser efectuado em segurança, nossa preocupação maior.
Seguir-se-á em breve o reconhecimento do resto do percurso, na margem Espanhola, em direcção a Cedillo.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Primeiro reconhecimento.



A "Rota do Contrabando" vai este ano ter a sua 9ª edição. No intuito de proporcionar a todos os pedestrianistas que nos dão o prazer de connosco caminhar, novas descobertas e sensações, tentamos sempre introduzir, em cada nova edição, novos trilhos e novos pontos de interesse.
Nesse sentido, teve ontem lugar o 1º reconhecimento do terreno. Saímos do Castelo Templário de Montalvão, cerca das 11h00, e seguimos pela PR7 durante alguns quilómetros. Abandonamos depois este Percurso Pedestre homologado, para prosseguirmos em busca de um trilho que nos levasse em direcção à Azenha da Maria Neta, local previsto para a travessia do Rio Sever, a primeira que se encontra quando, vindos da Barragem de Cedillo, vamos subindo o rio.
A tarefa foi extremamente dificultada pela imensidade de trilhos existentes, bem como pelas más condições atmosféricas, com chuva constante e intensa, que nos levou a abortar o reconhecimento mais cedo do que o previsto, pelo que não logramos atingir a meta proposta.
Nem tudo se perdeu: descobrimos alguns pontos de interesse, nomeadamente alguns muros apiários, muito abundantes nesta região, vimos alguns veados, também aqui muito abundantes e, perdoem-nos a ironia, ficamos a conhecer uma série de trilhos que NÃO levam à Azenha da Maria Neta.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Preparativos já começaram.

A preparação da "IX ROTA DO CONTRABANDO - RUTA DEL CONTRABANDO" foi já iniciada, com a elaboração de um Cronograma, a calendarização de todos os passos a dar até ao evento, bem como do Organigrama, com a delineação dos coordenadores dos diversos sectores, bem como dos restantes voluntários que irão prestar a sua valiosa colaboração.
Os aspecto gráfico que irá surgir em todo o material de divulgação e lembranças (logótipo,cartaz, folhetos, t-shirts, etc) está já concluído e em breve iremos dar início à sua produção.
Durante o dia de hoje será divulgado um "Press Release" à comunicação social regional e nacional, bem como à comunicação social espanhola, sendo que no dia 4 de Fevereiro serão iniciados os primeiros contactos com todas as instituições e patrocinadores envolvidos.
Muito em breve será feito o primeiro reconhecimento do terreno, de que vos daremos conta com a publicação, aqui no blog, de mais uma postagem e de algumas fotos.

Contrabandistas voltam à raia!!



A “IX Rota do Contrabando/Ruta del Contrabando”, um Percurso Pedestre Transfronteiriço em Travessia, vai realizar-se no próximo dia 15 de Março, entre Montalvão, no Concelho de Nisa, e Cedillo, na Diputación de Cáceres, Espanha.
O Programa inicia-se pelas 8h30, com a concentração dos participantes e o cumprimento das formalidades do Secretariado. A Caminhada terá início às 9h00, e seguirá por caminhos semi-selvagens, trilhos de pé posto, caminhos rurais e alguns curtos troços de estrada alcatroada. Após o 1º Ponto de reabastecimento (barrinhas, fruta e água), segue-se a travessia do Rio Sever em barco, e, no final da subida desde o rio, o 2º Ponto de Reabastecimento (fruta e água), para finalmente ser entregue o 3º Reabastecimento (água) já em pleno planalto, junto das ruínas da Casa Mayamao.
O almoço de convívio irá decorrer em Cedillo, cerca das 14 horas.
As inscrições são limitadas a 250 pessoas e estão abertas até ao próximo dia 12 de Março.
Se pretende participar neste evento consulte http://www.inijovem.no.sapo.pt/ ou http://www.concelhodenisa.com/, onde poderá obter a Ficha de Inscrição e todas as informações.