quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Recomendações para uma boa marcha

Para caminhar é necessário que o equipamento seja confortável. Em função de algumas variáveis (condições climatéricas, distância e duração dos percursos, etc), cada Caminheiro deve fazer-se acompanhar de equipamento adequado.

Equipamento obrigatório:

Calçado - é a peça fundamental para bem andar a pé. As botas devem ser cómodas, com boa aderência em todos os tipos de piso, leves, maleáveis, resistentes, confortáveis, impermeáveis (em Gore-Tex(R), Simpatex(R), Nobuck ou em pele ensebada) e devem proteger o tornozelo; o tamanho deverá ser ligeiramente maior do que o usado normalmente, uma vez que os pés vão inchando ao longo do percurso.
Roupa - com calor, a roupa deve ser leve, fresca e de cores claras, usar sempre cobertura para a cabeça (chapéu ou boné) e uns óculos de sol; com frio, deve-se usar roupa quente em lã (mantém o calor, mesmo molhada) ou fibra polar (mais leve, mais resistente à abrasão, mais transpirável e maior manutenção do calor), gorro e luvas; com vento forte e/ou chuva, deve usar-se um impermeável leve e transpirável, blusão, calças e polainas; evite as peças em algodão: depois de humedecidas secam com muita dificuldade;
Calças - mesmo em épocas de calor, são aconselháveis calças desportivas ou fato de treino devido à densa vegetação que ladeia muitos dos percursos. Se pretender, pode levar uns calções por baixo das calças e tirá-las se tiver calor e a vegetação o permitir;
Meias - usar peúgas macias, sem costuras. Estas devem ser grossas ("padded hiking socks") ou, na sua falta, dois pares de meias normais.
Mochila - é fundamental levar uma pequena mochila, adequada à duração do percurso, anatómicamente correcta e com correias de fixação no peito e cintura, que deve conter: cantil ou garrafa com água, alimentação (sandes, sumos, chocolates, fruta), sacos para o lixo, protector solar e bâton protector, lanterna, binóculos, máquina fotográfica, rolos e pilhas, kit de primeiros socorros, bússola, mapas e roteiros e uma muda de roupa. A quantidade deste equipamento depende da duração do percurso.

Equipamento opcional:

Bastões - têm vantagens sobre o tradicional bordão de Caminheiro: são construídos em materiais leves e resistentes e a maioria dos modelos são retracteis. Use sempre 2 bastões e não apenas 1. A utilização de bastões diminui em cerca de 30% a carga exercida sobre os membros inferiores (particularmente sobre os joelhos, o ponto mais delicado) e aumenta a velocidade da marcha em cerca de 10%, permitindo também exercitar a parte superior do corpo (o movimento dos braços amplifica e regulariza a actividade respiratória) e ajudando no equilíbrio, sobretudo nas descidas.
.

Sem comentários: