Terá certamente reparado que, nas Fichas de Inscrição da Rota, existe um campo onde se pede que os Caminheiros mencionem se sofrem de alguma doença e qual a medicação que estão a tomar. Não se trata de um capricho: se soubermos da existência de problemas poderemos prevenir a ocorrência de incidentes, e, mais importante ainda, evitar que ocorram acidentes.
São cada vez mais numerosos os doentes crónicos no Pedestrianismo. Do mesmo modo, a percentagem de Companheiros idosos (até pela evolução da nossa pirâmide populacional) tem vindo a aumentar gradualmente.
Esta situação inquieta legitimamente os Monitores e Guias de Pedestrianismo e os organizadores de eventos nesta área: ninguém quer que, na sua Caminhada, no seu "turno", aconteça algum de desagradável.
A nossa primeira preocupação é a segurança do grupo. Apenas depois vem a necessidade de proporcionar aos Caminheiros novas emoções e novos desafios.
Por princípio, nada impede que alguém, independentemente da idade, e depois de consultar o seu médico, com problemas cardíacos, com diabetes, com alergias, com deficiências motoras ou outras, possa usufruir dos benefícios do Pedestrianismo.
Por isso, se pretende juntar-se a nós na "IX ROTA DO CONTRABANDO-RUTA DEL CONTRABANDO", e tem um problema de saúde crónico faça-o! Mas siga os nossos conselhos:
.
1 - Consulte o seu médico;
2 - Mencione na Ficha de Inscrição se sofre de alguma doença, se é alérgico a algo e a medicação que está a tomar;
3 - Transporte consigo a sua medicação pessoal;
4 - Durante a Rota, logo que se sinta em dificuldades, comunique-o ao Monitor mais próximo. Encontrará vários Monitores, devidamente identificados, distribuídos ao longo do grupo.
.
Para sua segurança, seremos sempre acompanhados, à distância possível, por uma Ambulância, por diversas viaturas todo-o-terreno e por alguns Socorristas no terreno, devidamente identificados e inseridos no grupo.